Pesquise sem acentos e sem pontuação

Carregando...

Conto: Uma idéia toda azul, de Marina Colassanti, com atividades de interpretação

É um belíssimo conto, este. Pode ser lido em voz alta, interpretado, transformado em peça teatral. Enriquecedor e cheio de sentido, fala de um rei que um dia teve uma idéia. E não era uma idéia qualquer, não! Era uma idéia "toda azul". 
O fantástico desta idéia é que ela se personifica, ganha vida. Ela brinca com o rei e até dorme feito gente, quando ele acha que pode ser perigoso ter uma idéia assim tão azul e deixá-la solta por aí e decide trancá-la e pendurar a chave em pesada corrente no próprio pescoço.
É intrigante que esta corrente seja pesada. Entendo ( e isto é entendimento meu, você pode discordar.) que o peso da corrente fosse o peso dos afazeres diários, das obrigações reais, que cada vez mais distanciam o monarca da beleza da idéia e do que ela representa de novo, de frescor e de alegria, felicidade.  O fato de a idéia ter sido trancada num ambiente "escuro, sempre igual" também significa, pois a idéia tinha brilho, frescor, que todas as idéias têm. Precisava estar trancafiada num lugar assim para ser contida, guardada a 'sete chaves'. 
Finalmente, depois de velho e desgastado, quando retorna ao quarto e retira a idéia, o rei percebe que o tempo passou e não mais poderia colocar a idéia em prática, pois ele mesmo não consegue mais brincar. Então, ele "fecha para sempre a porta".  (Profa. Elizabeth)




Questões que podem ser propostas dentro do tema:

1. Qual o título do texto?
2. Para você, o que significa a cor 'azul' da idéia?
3. Você já teve alguma boa idéia, não colocou em prática e depois percebeu que era tarde demais?
4. Quem é a autora do conto?
5. Quando alguém tem uma idéia maravilhosa, ele fica assim, feliz, como ficou o rei? E você acha que também existe medo de que roubem a idéia, por ela ser muito boa, assim? "É tão fácil roubar uma idéia..." Explique.
6. Existe alguma explicação para o rei ter escolhido a 'sala do sono'? As boas idéias, como a idéia azul morrem ou apenas adormecem?
7. Tão ocupado em governar, o rei não teve mais idéias. Isto é uma boa atitude para um líder? O líder realmente fica tão ocupado com a burocracia ao ponto de não ter mais boas idéias?
8. O rei envelhecia sem perceber. Será que isto ocorre conosco também? Explique com suas palavras.
9."E o libertaram do manto". Explique ou dê motivos para que o manto fosse um peso para o rei.
10.Explique com suas palavras o trecho final: "Fechou para sempre a porta".

___

Se você tiver críticas ou sugestões a respeito da atividade, por favor deixe um comentário, será muito bom poder contar com sua opinião.


Inscreva seu e-mail e receba atividades inéditas, grátis:
Digite aqui o seu e-mail
Delivered by FeedBurner

3 comentários:

Rosana Reginatto disse...

Adorei o texto. Levá-os a refletirem sobre as suas atitudes.
Vou trabalhar com ele.

obrigada de coração

Dione

Professora Maria da Consolação disse...

Adorei este texto. Muito interessante para se trabalhar com as turmas do 5º ano. muito Obrigada!!!!

Liza disse...

Professora Maria, fiquei muito feliz em saber que a atividade lhe foi útil! Um forte abraço e uma excelente semana!! Elizabeth

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...